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30 de julho de 2016
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Cultura Afro Brasileira e Indígena

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Diversidade cultural: uma proposta de disseminação da cultura afro no contexto escolar do Ensino Fundamental de 9 anos

OBJETIVOS:

Atender à lei Nº 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases (LDB/1996) e instituiu as Diretrizes Curriculares para a sua execução, de modo a incluir aspectos históricos e culturais da obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar, conforme o nível dos alunos.

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Descrição
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • resgatar o histórico da colaboração dos negros na estruturação e construção da sociedade brasileira;
  • oportunizar a identificação da cultura afro-brasileira nos diferentes tempos e nos diferentes espaços, relacionando-as com o contexto local;
  • conhecer diferentes possibilidades de inserção da cultura afro-brasileira através de oficinas recreativas e lúdicas.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

A cultura é histórica, pensar em cultura é pensar em conhecimento, significado e formas de interpretar o mundo e nosso cotidiano. A construção de uma cultura é baseada no que fomos agregando ao longo da história para transformar e transmitir nosso pensamento, nossas formas de ser e sentir. Conhecer, aprender, ver as diferenças, como somos e como nos relacionamos é se apropriar do conhecimento.

Para entender o conhecimento, temos que refletir os inúmeros fatores pelos quais somos influenciados, como: o que assistimos na TV, o que temos como hábito de leitura, de saberes adquiridos, de técnicas corporais incorporadas, entre outros.

METODOLOGIA:

A intervenção pedagógica busca agregar os docentes do Ensino Fundamental de 9 anos na temática diversidade cultural, através do diálogo, da dança, da religião, dos hábitos e atitudes, da língua, das danças que têm origem na cultura afro-brasileira de modo a valorizar esse aspecto entre os alunos.

A técnica usada no curso refere-se a exposição midiática, textos, atividades e a sugestões de atividades e oficinas sob forma de plano de aula para os Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental de 9 anos.

HABILIDADES:

  • Identificar as disparidades entre brancos e negros na sociedade;
  • Identificar e analisar criticamente os elementos geradores das diferenças raciais;
  • Localizar por meio de pesquisas a história dos povos formadores da sociedade brasileira, destacando os povos africanos;
  • Perceber a necessidade de intervir positivamente para a erradicação das desigualdades raciais em relação à cultura africana, presente no Brasil de diferentes formas;
  • Respeitar os direitos humanos e fundamentais do cidadão;
  • Valorizar a contribuição dos povos africanos no desenvolvimento do Brasil;
  • Reconhecer os aspectos oriundos da cultura africana em cada comunidade.
SITUAÇÕES DIDÁTICAS:
  • Contextualização sociocultural, situando acontecimentos históricos de outras épocas, enfatizando os manifestos sociais, assim como seus significados, conforme a faixa etária dos alunos;
  • Investigação e pesquisa para atuar de maneira positiva no processo de reconstrução da memória social, utilizando entrevistas, relatos, questionários, documentários e outros meios disponíveis na Escola e comunidade;
  • Vivência, através de oficinas variadas, da cultura afrodescendente, representando, construindo, pesquisando os aspectos da cultura afro que mais se evidenciam, conforme o interesse de cada faixa etária do Ensino Fundamental de 9 anos.
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