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Diversidade cultural: uma proposta de disseminação da cultura afro no contexto escolar do Ensino Fundamental de 9 anos
OBJETIVOS:
Atender à lei Nº 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases (LDB/1996) e instituiu as Diretrizes Curriculares para a sua execução, de modo a incluir aspectos históricos e culturais da obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar, conforme o nível dos alunos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A cultura é histórica, pensar em cultura é pensar em conhecimento, significado e formas de interpretar o mundo e nosso cotidiano. A construção de uma cultura é baseada no que fomos agregando ao longo da história para transformar e transmitir nosso pensamento, nossas formas de ser e sentir. Conhecer, aprender, ver as diferenças, como somos e como nos relacionamos é se apropriar do conhecimento.
Para entender o conhecimento, temos que refletir os inúmeros fatores pelos quais somos influenciados, como: o que assistimos na TV, o que temos como hábito de leitura, de saberes adquiridos, de técnicas corporais incorporadas, entre outros.
METODOLOGIA:
A intervenção pedagógica busca agregar os docentes do Ensino Fundamental de 9 anos na temática diversidade cultural, através do diálogo, da dança, da religião, dos hábitos e atitudes, da língua, das danças que têm origem na cultura afro-brasileira de modo a valorizar esse aspecto entre os alunos.
A técnica usada no curso refere-se a exposição midiática, textos, atividades e a sugestões de atividades e oficinas sob forma de plano de aula para os Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental de 9 anos.
HABILIDADES:
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